Novo guia do EFSA de requisitos científicos para a submissão do pedido de autorização de novos alimentos
Em 30 de setembro de 2024 foi publicado o novo guia do EFSA, Autoridade Europeia de Segurança Alimentar, para orientação quanto aos pedidos de autorização de novos alimentos. Este documento de orientação fornece aconselhamento sobre as informações científicas que o requerente deve apresentar para demonstrar a segurança do novo alimento na Europa.
O guia traz requisitos relativos à descrição do novo alimento, processo de produção, dados de composição, especificações, utilizações propostas e níveis de utilização e consumo previsto do novo alimento. Além disso, também são descritas as informações necessárias nas seções sobre histórico de utilização do novo alimento e/ou sua origem, absorção, distribuição, metabolismo, excreção, informações toxicológicas, informações nutricionais e alergenicidade.
O requerente deve integrar e interpretar os dados apresentados nas diferentes seções para apresentar as suas considerações gerais sobre a forma como a informação apoia a segurança do novo alimento nas condições de utilização propostas. Sempre que tenham sido identificados riscos potenciais para a saúde, estes devem ser discutidos em relação ao consumo previsto do novo alimento e às populações-alvo propostas. Em particular, devem ser abordados:
- A relevância de componentes toxicológica e nutricionalmente relevantes (como impurezas, subprodutos, resíduos, contaminantes químicos ou microbiológicos e nutrientes) em relação à sua ingestão estimada, possível exposição de base e seus valores orientadores baseados na saúde.
- Os resultados de estudos de toxicidade.
- Quaisquer efeitos adversos identificados por meio de dados humanos.
- Fontes de incertezas.