Como a segurança dos alimentos é monitorada e fiscalizada?

No Brasil, a segurança dos alimentos é monitorada e fiscalizada por diferentes órgãos e regulamentações. O principal órgão responsável por essa fiscalização é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), vinculada ao Ministério da Saúde. Além disso, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) também desempenha um papel importante nessa área.

Por Júlia Coutinho, CEO Regularium

 

Como a segurança dos alimentos é monitorada e fiscalizada

A ANVISA é responsável por estabelecer normas e regulamentos relacionados à segurança dos alimentos, bem como realizar inspeções e fiscalizações em estabelecimentos que mantêm, manipulam, armazenam e comercializam alimentos. A agência também define os limites máximos de resíduos de agrotóxicos permitidos nos alimentos e monitora sua conformidade.

O MAPA, por sua vez, é responsável pela regulamentação e fiscalização de produtos de origem animal, como carnes, leite, ovos, pescados, entre outros. Ele estabelece padrões de qualidade e inspeciona as indústrias e estabelecimentos relacionados à produção e processamento desses alimentos.

Além desses órgãos federais, as vigilâncias sanitárias estaduais e municipais têm um papel fundamental na fiscalização dos alimentos, atendidos diretamente nos estabelecimentos locais, como restaurantes, bares, lanchonetes, supermercados e feiras livres. Elas promovem inspeções, verificam as condições higiênicas dos estabelecimentos, a qualidade dos alimentos e a conformidade com as normas sanitárias.

Rolar para cima
responder
Olá, posso ajudar?
Oi, sou Júlia Coutinho!
Olá, como posso te ajudar!?
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.