FDA e o FOP – Front-on-package
O FDA (Food and Drug Administration) emitiu uma proposta de regra sobre rotulagem nutricional frontal (FOP) que pode ajudar os consumidores a identificar de forma rápida e fácil como os alimentos podem fazer parte de uma dieta saudável.
O FDA tem trabalhado para aprimorar as regulamentações sobre a rotulagem nutricional dos produtos alimentícios com foco na saúde do consumidor. Recentemente, tem se concentrado em revisar as regras para a rotulagem frontal dos alimentos, uma área importante para ajudar os consumidores a fazerem escolhas alimentares mais informadas.
A FDA está propondo exigir um rótulo nutricional frontal da embalagem (FOP) na maioria dos alimentos embalados para fornecer informações acessíveis e de fácil visualização para ajudar os consumidores a identificarem rápida e facilmente como os alimentos podem fazer parte de uma dieta saudável. O rótulo nutricional FOP proposto pelo FDA, conhecido como caixa de informações nutricionais, complementaria o rótulo de informações nutricionais exigido na maioria das embalagens de alimentos.
Exibir informações nutricionais simplificadas e de fácil visualização que detalham e interpretam o teor de gordura saturada, sódio e açúcar adicionado de um alimento como “baixo”, “médio” ou “alto” na frente das embalagens de alimentos forneceria aos consumidores uma descrição acessível das informações numéricas encontradas no rótulo de fatos nutricionais.
As recomendações dietéticas federais atuais aconselham os consumidores dos EUA a limitarem esses três nutrientes para atingir uma dieta rica em nutrientes dentro dos limites de calorias.
Embora as calorias não sejam incluídas na caixa de informações nutricionais, um fabricante pode declarar voluntariamente as calorias na frente da embalagem do alimento, de acordo com os regulamentos existentes da FDA.
A caixa de informações nutricionais também pode ajudar os consumidores a compararem alimentos semelhantes e identificar alimentos que têm perfis nutricionais mais saudáveis com base nas informações incluídas na caixa. Por exemplo, ao comparar iogurte, a caixa de informações nutricionais pode ajudá-los a identificar um iogurte com menos açúcares adicionados.
O uso da rotulagem nutricional FOP aumentou drasticamente em todo o mundo nos últimos anos. A rotulagem nutricional FOP nos EUA tem o potencial de ser uma política histórica e tão icônica quanto o rótulo de informações nutricionais.
Vários países, como o México e muitos países da Europa, já têm sistemas de rotulagem frontal implementados. O FDA tem se inspirado em algumas dessas práticas para atualizar as próprias diretrizes nos EUA, com base em pesquisas sobre a eficácia desses sistemas no comportamento do consumidor.
Embora o FDA tenha avançado com essas atualizações, ainda há debates sobre o melhor formato para essas etiquetas, e o processo de implementação pode envolver mais pesquisas e consultas públicas.
Essas atualizações visam proporcionar uma maior transparência e incentivar hábitos alimentares mais saudáveis. No entanto, ainda existem questões em aberto sobre como balancear as necessidades do consumidor com os interesses da indústria alimentícia.